terça-feira, janeiro 31, 2006

Ilha da Madeira


E porque não começar pelas minhas origens?

Resumidamente:
A ilha da Madeira tem um clima ameno durante todo o ano. Os invernos não são muito rigorosos, nem os verões atingem temperaturas insuportáveis.
Para quem já não aparece na Madeira à uns aninhos e deseja voltar, ou mesmo para quem nunca lá foi, agora pode contar com via rápida que veio encurtar as distâncias entre as várias localidades da ilha. Como eu costumo dizer, a Madeira tornou-se num queijo suiço (ta tudo esburacado).
A nível da alimentação é imperdoável não provar:

  • bolo do caco com manteiga de alho (aconselho a come-lo quentinho);
  • espetada (consiste em pedaços de carne de vaca cortados grosseiramente e temperados com alho, sal e louro. A carne é depois grelhada em pau de louro sobre carvão bem quente);
  • carne de vinho e alhos (carne de porco que é deixada a marinar, pelo menos durante um dia, numa mistura de alho, vinagre de vinho e louro. Por fim, é cozinhada com essa mesma marinada. É um prato muito apreciado, especialmente pela altura do Natal);
  • milho frito (cubos de milho fritos é uma das alternativas preferidas para acompanhar pratos de carne);
  • bolo de mel.

Quanto a actividades, há a famosa caminhada ao longo das levadas. As caminhadas são relativamente fáceis de efectuar, apesar de determinados locais serem um pouco vertiginosos.

E agora um pouco de historia:

"Dois jovens navegadores, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, foram afastados da sua rota, pela costa de África, devido ao mau tempo, e depois de muitos dias à deriva pelo alto mar, avistaram uma pequena ilha a que chamaram Porto Santo - a primeira de muitas descobertas. Ao chegar a notícia aos ouvidos do Infante, este ordenou a colonização imediata da ilha.

Estava-se no ano de 1419.

Sedutoras como são as areias douradas do Porto Santo, parece-nos hoje incrível que tenha levado quase um ano até à próxima descoberta. Os capitães informaram ter visto um acumulado de nuvens negras ao sul, no horizonte.Foram, então, encorajados a explorar esse acumulado de mau presságio. (…) Ao aproximarem-se, as enormes ondas do Atlântico, quebrando ao longo da costa Norte e a turbulência em ebulição das correntes cruzadas na Ponta de São Lourenço, não devem ter facilitado a vida aos supersticiosos marinheiros. Mas ao rodear o promontório, descobriram a baía de Machico, a entrada para a ilha paradisíacamente florestada a que chamaram Madeira.

O Infante D. Henrique organizou imediatamente a colonização da ilha, com famílias vindas da região do Algarve." http://www.madeira-web.com/PagesP/history-p.html

2 Comments:

At 3:49 da tarde, Blogger PMarques said...

Bendito João e Tristão! Graças a eles conheço-te!!! eheheheh. Aliás eu ainda acho que quando falam da "pérola do atlântico" falam de ti! :-) Adoro a Madeira, o clima, o verde, etc! Viva a Madeira, viva tu!

 
At 9:20 da tarde, Blogger Luísa said...

Esqueci-me de falar na PONCHA!!!

 

Enviar um comentário

<< Home

Free Counter
Free Counter